Vinde após mim: Deus capacita, sem dúvida!


A um tempo me pergunto oque significa a palavra "vocação" em nosso contexto de vida. E não sei se cheguei a uma resposta concreta, mas ao menos a uma explicação plausível, espero que você também compreenda.
Ontem minha leitura foi basicamente no livro de Marcos e um "tema" me chamou atenção... a passagem onde estava Simão Pedro e André (que eram pescadores) caminhando ao mar da Galileia.

"Caminhando junto ao mar da Galileia, viu os Irmãos Simão Pedro e André, que lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram" Marcos 1:16-18 *também em Lucas 5:5-11

Quero chamar a atenção de vocês primeiro à expressão "Vinde após mim" por motivo de esclarecimento digo que quando usada essa expressão quer-se dizer "Vinde andar pelo mesmo caminho" ou "Vinde me acompanhar", esta frase é um convite para se sujeitar a uma liderança. Todos os que foram chamados por Ele (Jesus) responderam imediatamente, e o seguiram.

Queridos, Simão Pedro e André eram pescadores experientes e adquiriram habilidades para esta função desde pequeninos. Cada dia absorviam conhecimentos que acredito serem primordiais para a profissão. Aprenderam o movimento das marés, quando ocorreria a chegada dos cardumes (grupo ou família de animais aquáticos, normalmente peixes), aprenderam quando ocorreria maré alta ou baixa, entre outros conhecimentos passados de geração a geração.
Cristo nos escolheu e nos separou desde o ventre de nossas mães (Jeremias 1: 4-5), já nos conhecia e sabia exatamente quando teríamos a oportunidade de nos encontrar com Ele e descobrir o quão maravilhoso são os Seus caminhos (Salmo 84 : 10).

Sabendo disso, nesta passagem de Marcos, Deus diz que os conhecimentos por eles adquiridos agora seriam usados para a propagação da palavra e conversão (evangelização).
Quem antes pescava para se alimentar, agora será pescador de homens para fornecer alimento àqueles que não tem, ou seja, levariam a palavra aos sedentos, que procuravam sem achar porque procuravam de forma incorreta.


"É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; à noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo." João 9:4-5

Concluindo, acredito que vocação nada mais é do que aquilo que adquirimos experiencia para desempenhar na presença de Deus, ou seja, seu chamado.
E não pense que não é capaz, porque o Senhor Deus irá te capacitar, e ele capacita mesmo! Não tenho dúvidas disso, apenas busque se aperfeiçoar e ele dará a perfeição.

"Então, lhe disse eu: Ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança. Mas o Senhor me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás; Não temas diante deles; porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor. Depois estendeu o Senhor a mão, tocou-me a boca e o Senhor me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras." Jeremias 1:6-9

Desejo uma sexta feira maravilhosa a todos, que o Senhor os abrace com muito amor.
Abraços no amor de quem nos faz um só.
Amanda Bett

3 comentários:

Unknown disse...

Glória a Deus Muito Bom
Fica na paz do nosso senhor JESUS Cristo

Unknown disse...

interessante

Anônimo disse...

Muito bom. Deus te abençoe sempre!!