Qual é a desse tal de "Amor"?



De um tempo pra cá tenho analisado bastante o significado do Amor, mais ainda, porque é o assunto da moda, tanto entre os cristãos quanto os não cristãos. Mas na real, o que é amor?
Segundo o Dicionário (Aurélio), amor é: “Afeição viva por alguém ou por alguma coisa: o amor a Deus, ao próximo, à pátria, à liberdade; Sentimento apaixonado por pessoa do outro sexo: as mulheres inspiram amor; Inclinação ditada pelas leis da natureza: amor materno, filial; zelo, dedicação: trabalhar com amor; “
Vemos que o amor é abrangente (isso soa legal), mas hoje vamos falar do amor ao próximo, que eu enxergo como um dos fundamentos das nossas vidas, afinal o que seria as nossas vidas sem os relacionamentos, e o que seria os relacionamentos sem amor? Porém o amor hoje tem se tornado ideologia, é algo bonito de se falar (tanto é que estou falando agora), não quero julgar ninguém, nem instituição, site, ONG, ou qualquer coisa, mas temos visto muitas campanhas do tipo:
Amor é um mandamento, Amor é Importante, Amor Movimenta, O Amor Liberta, O Amor Transforma, O Amor faz diferença, são slogans e frases bem legais.
Não vejo isso como algo errado. Mas o “xis” da questão é: Será que esse Amor tão falado é real? É uma ação? É coloco em prática.
Na conferência anual de missões da Jocum, onde estive recentemente, Ariovaldo Ramos disse:
“Falo com meus companheiros de ação social, que não deixem o Amor se tornar apenas ideologia” (Mais ou menos com essas palavras).
Amados, temos que sair das palavras e irmos pra ação, e ação de amar não é fácil, é simples, porém não é fácil (complexo, não?).
Quando eu falo na ação de amar, e amar ao próximo, eu divido em dois grupos: Amor ao próximo irmão e ao próximo desconhecido. Mas pra quê essa divisão? Essa divisão é para ficar mais fácil o nosso entendimento sobre o assunto: Amor ao próximo irmão: É amar as pessoas da nossa (sua) igreja, as pessoas que junto com você ou comigo fazem parte do corpo de Cristo, amar aquele cara que você não concorda com suas idéias e opiniões, aquele líder de seu ministério que mesmo que você não concorde com muitas coisas nele, deve ser amado, seu Pastor, que pode ser sem sabedoria ou não, que pode ser grosso no agir/falar ou não, aquele zelador chato que te enche o saco quando você entra no templo fora dos horários de culto, se procurarmos dentro das nossas igrejas, está cheio de pessoas falhas e que divergem muito a sua opinião com a nossa, mas o que temos como dever, é amá-las.
Mesmo não concordando, devemos amá-las
Amor ao próximo desconhecido: Apesar do amor para com o irmão ser algo que precisamos melhorar bastante, onde realmente falhamos em amar é com o “desconhecido”, que na verdade, é até conhecido, dependendo da situação. Como cristãos, esquecemos de demonstrar amor as pessoas que encontramos no nosso dia-a-dia: Aquela moça que limpa o chão do supermercado, a moça do caixa da padaria, o caixa do banco, aquele velho amigo de escola que não temos mais contato e só cumprimentamos, seu chefe que é porteira contigo e você faz o mesmo com ele, e por aí vai.
Meu amado, essas são situações com pessoas que estão sempre no nosso dia-a-dia e que precisam apenas conversar. Agora não podemos nos esquecer daquele mendigo no semáforo que mais temos medo do que amor, perto da rodoviária, do banco, da igreja, que passamos despercebidos sendo que às vezes ele nem precisa conversar apenas comer, ou ter onde dormir.
E o que nós fazemos diante disso? Nada.
Como queremos pregar o evangelho e aumentar o Reino de Deus, se não fazemos a diferença e agimos como o mundo age? O Amor é o caminho para o crescimento do Reino de Deus, e para que a volta de Jesus seja antecipada. O Pai nos dá um mandamento: “Que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei”- Jo 13.34, se é mandamento, é cumprir, e cumprir com todos, não só com nossos familiares, amigos e pessoas que gostamos. Não espere pra amar, pois um simples gesto pode mudar a vida de alguém e transformar o seu caráter. Então, Corra! Ame! Mostre o Amor de Deus! Grande abraço demorado,
No amor daquele que nos faz um!


Texto por: Marden Jump (Juventude na rocha)


Nenhum comentário: