Os 5 Montes: Estudo

Quem poderá subir o monte do senhor?

Quem poderá entrar no seu Santo lugar?

Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos. Salmo 24-3e4

São muitos os montes que nos deparamos no decorrer de nossa vida cristã. Gostaria de dividir com as irmãs alguns destes montes:


1. Monte Ararate – Recomeço, fim de um tempo início de outro, novidade de vida, oportunidade.

“E, no décimo sétimo dia do sétimo mês, a arca pousou nas montanhas de Ararate.”

Gênese 8-4

Por muitos dias Noé e sua família vagaram por grandes tempestades e turbulentas correntezas, porém, o Senhor os guardava dentro da arca em segurança, pois eram escolhidos de Deus e obedientes. Erramos assim quando estávamos vivendo no mundo sem conhecer a Jesus. Vivendo de um lado para outro em meio às dificuldades buscando segurança em coisas e pessoas, tornando-nos vulneráveis a todos os males que existem no mundo. Quando nos encontramos com Jesus nos deparamos com o Monte Ararate que representa uma nova chance de recomeçar uma nova vida, dando adeus à velha criatura (com o batismo), e tendo assim a oportunidade de viver uma vida em cristo e para cristo, com isso estabeleceu DEUS uma aliança com Noé e sua família.

“Toda vez que o arco íris estiver nas nuvens, olharei para ele e lembrarei-me da ALIANÇA ETERNA entre Deus e todos os seres vivos de todas as espécies que vivem na terra. “Gênese 9-16

2. Monte Moriá – Sacrifício, oração, provação.

Então disse Deus: Tome seu único filho, Isaque, a quem você ama e vá para a região de Moriá. “Sacrifique - o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei.” Abraão demostrou sua obediência e confiança em Deus, principalmente que o a, amor pelo seu DEUS estava acima de tudo, chegando a entregar seu filho em sacrifício.

Quando iniciamos nossa caminhada com cristo deixamos para traz muitas coisas; e abrimos mão de coisas que já não tem mais tanto valor. Estar na presença de DEUS e nos tornar dependentes Dele a cada dia passa a ser prioridade em nossas vidas. Levando-nos a um período de muita oração e intimidade com Deus. Passamos por muitas provações, mas vencemos todas em cristo Jesus e assim somos provados e aprovados pelo Senhor Deus todo Poderoso. E entendemos que Ele é provedor de tudo que precisamos. Buscamos depender mais e mais Dele declarando nossa confiança naquele que foi, é, e sempre será.

“Respondeu Abraão: Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho”. E os dois continuaram a caminhar juntos.

3. Monte Sinai – Consagração, santificação, busca de instrução.

“Disse o Senhor a Moisés: Suba o Monte e venha até mim, e fique aqui, e lhe darei as tábuas de pedra da lei e os mandamentos que escrevi para instrução do povo”.

Êxodo 24-12

”E a glória do senhor permaneceu sobre o monte Sinai.”

Êxodo 24-16

”Moisés entrou na nuvem e foi subindo o monte. E permaneceu no monte quarenta dias e quarenta noites.”

Êxodo 24-18

Neste monte é o momento em que sentimos desejo de estarmos na presença do Senhor nos consagrando. Congregando, conhecendo e aprendendo a palavra. Passamos a entender que sem santificação é impossível agradar a DEUS. Buscamos na palavra o conhecimento e o ESPIRITO SANTO nos revela a vontade de DEUS para nossas vidas. Neste monte Moisés passou quarenta dias e quarenta noites... Aprendo que quanto mais tempo permanecer neste monte maior é a Glória de Deus na minha vida.

4. Monte Ebal – Adoração, comunhão, conhecimento, discernimento.

“Então Josué Construiu no Monte Ebal um altar ao senhor, o Deus de Israel.” Josué 8 -30

“... Sobre ele ofereceram holocausto de sacrifício e comunhão.” Josué 8 – 31

”Em seguida Josué leu todas as palavras da lei, a benção e a maldição, segundo o que está escrito no livro da lei.” Josué 8 – 34

No Monte Ebal aprendemos que quando estamos em comunhão e união com os irmãos juntos buscando a sua presença... Agradamos o seu coração. Entendemos neste monte que somos o altar do ESPIRITO SANTO, por isso devemos ter um vida correta na presença de DEUS, conhecendo e vivendo a sua palavra. Esta palavra nos traz sabedoria para atrair para nossas vidas as bênçãos do Senhor e discernimento para distanciarmos e rejeitarmos o que nos traz maldições. Aprendemos que a obediência às leis e mandamentos do senhor nos levam a salvação e vida eterna.

5. Monte das Oliveiras - Intimidade, Revelação.

“Tendo Jesus se assentado no Monte das Oliveiras, os discípulos dirigiram-se em particular e disseram: Dize-nos, quando acontecerão estas coisas”.

Quando acontecerão estas coisas

E qual será o sinal de tua vinda e o fim dos tempos. “

Mateus 24 – 3

Este é o Monte em que devemos permanecer, entendo que este monte representa o templo (IGREJA) onde Jesus esta se manifestando através do Espirito santo que nos ensina e nos revela grandes coisas a cada dia. E permanecendo na casa do Senhor que aprendemos como andar, agir, e pensar permanecendo sempre no centro da sua vontade.

“Jesus passava o dia ensinando no Templo, e ao entardecer, saia para passar a noite no Monte chamado das Oliveiras.”

Lucas 21- 37

È neste monte que recebemos a verdadeira luz (ESPIRITO SANTO) para enfrentarmos toda escuridão (SATANÁS) que nos deparamos todos os dias no mundo em que vivemos, ou seja, devemos permanecer firmados na casa de Deus (IGREJA).



“Queridos reflitam nesta hora... Qual monte você está”? Você estacionou em algum deles e desistiu de seguir em frente?

Quero dizer: Jesus é o único caminho que nos leva a DEUS. Não parem! Não desistam em meio às lutas (MONTES)! Ore! Clame! Adore!

Olhe para o alto... Jesus virá sobre os montes!

“EM AGUA PARADA NÃO SE CRIA PEIXES! MOVIMENTE-SE!”

Nenhum comentário: